Dra. Adriana Maria Alves De Tommaso
INTRODUÇÃO
- Reconhecida desde 1956.
- Doença metabólica causada pela ausência da enzima frutose-1-fosfato aldolase.
- Herança autossômica recessiva. Cromossomo 9q22.3
- Acha-se que sua prevalência é subestimada devido dificuldade diagnóstica.
- A aldolase é uma enzima da via glicolítica/glicogênica que existe nas formas A, B e C, sendo que a aldolase B tem como principal substrato a frutose-1-fosfato e é encontrada nos tecidos glicogênicos do fígado, rim e mucosa intestinal.
- O acúmulo da frutose-1-fosfato e da frutose 1,6 bifosfato aldolase (aldolase B) no fígado, rim e delgado.
- Incidência: 1:20.000 a 1:30.000 nascidos vivos em certas partes da Europa, e parece ser muito menos comum na América do Norte.
CLÍNICA
- Dor abdominal, vômitos, letargia, sudorese, hipoglicemia após ingestão de frutose ou outros açúcares que utilizem a via da frutose-1-fosfato aldolase (sacarose, sorbitol).
- Pacientes desenvolvem aversão a doces, sucos, frutas.
- A prolongada ingestão de frutose em lactentes leva a falência hepática e(ou) renal ou morte.
- A hipoglicemia é resultado da inibição da glicogenólise pela frutose-1-fosfato ao ível da fosforilase e da gliconeogênese ao nível da aldolase B mutante.
- A hepatomegalia pode ser encontrada em todos, mas não a esplenomegalia. A icterícia é comum, mas não sinais de doença hepática grave.
DIAGNÓSTICO
- Teste de tolerância a frutose, onde uma carga oral de frutose resulta primeiro numa queda do fosfato sérico e então, diminuição da glicose plasmática. Dosagem de glicemia e fósforo sérico com 0/15min/30 min/45 min/60 min.
- Dosagem da aldolase.
- DNA.
TRATAMENTO
- Exclusão da frutose e sacarose da dieta o que deve ser mantido por toda a vida.
- A dieta deve ser suplementada com vitamina C, pois muitos alimentos que a contém serão eliminados por conter frutose e sacarose.
Artigo criado em 19/10/06
Última revisão: 19/10/06