A síndrome de Gilbert é uma condição metabólica hepática que afeta a capacidade do fígado de metabolizar corretamente a bilirrubina, uma substância produzida durante a degradação dos glóbulos vermelhos.
A síndrome de Gilbert é causada por uma falha na capacidade do fígado de metabolizar a bilirrubina de maneira eficiente, o que resulta em níveis elevados de bilirrubina no sangue. Esses níveis elevados de bilirrubina podem causar icterícia intermitente, fadiga e urina escura.
O diagnóstico da síndrome de Gilbert geralmente é feito com base em uma combinação de exames de sangue, incluindo a avaliação dos níveis de bilirrubina e a realização de uma biópsia do fígado.
O tratamento da síndrome de Gilbert geralmente inclui medidas de suporte, como uma dieta saudável e evitar a exposição a substâncias que possam aumentar os níveis de bilirrubina. É muito raro precisar usar medicamentos que ajudem a metabolizar a bilirrubina, sendo essa condição benigna e passageira na grande maioria dos casos.
Obs.: texto gerado por IA em 08/02/23 e revisado pelo Dr. Stéfano para postagem provisória, enquanto um texto mais detalhado é elaborado.