News

Artigo atualizado: doença e síndrome de Caroli

   Descrita pela primeira vez por Jacques Caroli em 1958, é uma doença genética rara. A forma mais simples, chamada de doença de Caroli, é caracterizada como dilatação dos dutos biliares principais (maiores), sem obstrução, que podem permanecer assintomáticas até a idade adulta, e ocorre esporadicamente (sem uma forma clara de herança).

caroli2

   Já a síndrome de Caroli se refere a uma forma mais agressiva, de herança autossômica recessiva, com dilatação de dutos biliares primários e secundário e associada a outras doenças do fígado, como a fibrose hepática congênita ou a doença policística renal autossômica recessiva (ARPKD). Quando há a presença da fibrose hepática congênita, a criança costuma manifestar sintomas decorrentes desta (hipertensão portal com esplenomegalia, ascite, edema e hemorragia por varizes esofágicas), tornando a síndrome de Caroli uma preocupação apenas secundária.

Leia mais em: Doença e Síndrome de Caroli

Categorias:News

1 resposta »

  1. A uns 9 anos atrás tive diagnóstico de portadora da Síndrome de Caroli, fiz uma cirurgia . Agora tenho tido muitos sinais que estou doente novamente, mas onde moro os médicos não conhecem e não se interessam no meu caso. Se houver um médico que deseje estudar meu problema estou a disposição.
    Iracema dos passos

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s