Conhecendo o fígado

Dra. Adriana De Tommaso

conhec9

   Este aí é o nosso amigo fígado. É uma caricatura usada por um serviço lá nos Estados Unidos e que vai nos ajudar a compreendê-lo melhor. Só assim poderemos cuidar bem dele!

   O fígado mantém as reservas de ferro, vitaminas e sais minerais necessárias. Portanto, se não  fosse por ele, você não teria forças de seguir adiante. Ele também produz a bile que ajuda na  digestão dos alimentos. Desintoxica todos os produtos químicos e prejudiciais que você ingere  como, por exemplo, bebidas alcoólicas e remédios. Ele reserva energia, como uma bateria,  armazenando açúcar (carboidratos, glicose) até que você precise dele. Produz proteínas para que nosso corpo possa se manter sempre saudável. Produz coagulantes para que, ao se cortar, você  não sangre sem parar. Ele também nos ajuda na defesa contra micróbios que entram  constantemente em nosso corpo.

Puxa! Quanta coisa ele faz por nós! E nós? Será que cuidamos direitinho dele???

   Para que ele possa trabalhar bem e nos ajudar sempre, aqui vão algumas regrinhas básicas:

  • Não exagere na bebida. Uma ou duas doses diárias podem lesar o fígado para o resto da vida.
  • Tome cuidado com os remédios! Não tome nada sem aconselhamento médico para que não se arrependa mais tarde.
  • Tenha cuidado com as substâncias que entram em contato com sua pele. Inseticidas podem fazer muito mal ao fígado. Não esqueça que ele desintoxica tudo o que entra em contato com você (pela boca, pelo nariz e, até mesmo, pela pele).
  • Vacina-se contra as hepatites A e B (únicas formas de hepatite para as quais existe vacina).
  • Não coma gorduras em excesso. O fígado produz o colesterol de que necessitamos e, se você exagerar, os níveis de colesterol no sangue irão aumentar e trazer problemas para você.
  • Agora que você já sabe como cuidar bem de seu fígado, mãos à obra!! Ele agradece e vai retribuir, com certeza.

conhec10

Artigo criado em: 2002
Última atualização: 2002