News

Fígado? Hepato? De onde vem esses nomes?

Dr. Stéfano Gonçalves Jorge

   Já se perguntou porque chamamos o órgão de “fígado”, mas tudo o que se refere a ele vem com “hepato”? Quem estuda o fígado é o hepatologista, as inflamações são hepatites, o aumento é hepatomegalia, a cirrose é hepática e por aí vai.

Philosophers

   Os gregos antigos chamavam o órgão de hépar, derivado do indoeuropeu yekurt. Daí vem os termos relativos ao fígado (hepatologista, hepatite, etc.). A origem do nome em português do órgão é, no mínimo, mais curiosa.

   Acontece que os antigos egípcios observaram que os gansos comem muito mais quando se preparam para o inverno, tornando seu fígado bem mais gorduroso (afinal, uma das funções do fígado é o de estocar gordura). Aprenderam que, se forçassem os gansos a comer mais do que o normal, teriam um alimento altamente nutritivo.

foiegras

   Por volta do século I antes de Cristo, os romanos alimentavam seus gansos com figos, o que tornava os fígados dos gansos mais gordurosos, adocicados e saborosos. Como o nome do fígado em latim era jecur (com “j” com som de “i”, também derivado do yekurt), o nome grego do “fígado preparado com figos” era hépar sykótos, foi traduzido para o latim como jecur ficatum.

   Como o latim era uma língua altamente elitizada, com o tempo surgiu o “latim vulgar”, uma versão simplificada das “pessoas comuns”, que muitas vezes não entendiam o que a versão culta realmente significava. Assim, o jecur ficatum, que significava “fígado preparado com figos”, acabou virando o nome do próprio órgão. Com o tempo, não havia porque usar dois nomes para um órgão e um deles caiu em desuso – o errado! Assim ficatum virou o nome do órgão, que foi derivado para o português fígado, o espanhol, hígado, o italiano, fegato e o francês, foie.

figo

   Assim, por um engano, em português e diversas outras linguagens derivadas do latim, temos toda a nomenclatura técnica e científica derivada do grego, enquanto que chamamos demos o nome de uma fruta ao órgão.

Bibliografia

  • Tavares, SD. A origem da palavra fígado. (online)
  • Rezende, JM. Linguagem médica: fígado. (online)
  • GourmetFoodStore.com. History of foie gras (online)
  • Wikipedia. History of Latin (online)

 

Categorias:News

Marcado como:, , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s