
INTRODUÇÃO
Em pacientes com hipertensão portal, geralmente portadores de cirrose, as veias que vão dos órgãos do sistema digestivo e do baço começam a se dilatar pelo aumento da pressão, gerando uma série de complicações. O baço aumenta (esplenomegalia), causando hiperesplenismo (redução principalmente das plaquetas do sangue). O sangue nas veias do peritônio começam a vazar para o abdome (ascite). As veias dilatadas podem desviar o sangue do fígado para a circulação geral, inundando o cérebro de toxinas (encefalopatia hepática). Mas a mais grave das complicações da hipertensão portal é a formação de varizes (veias dilatadas) no esôfago e no estômago, que podem se romper e causar hemorragia grave.
A hemorragia digestiva alta varicosa (que é como chamamos quando há hemorragia pelo rompimento de uma dessas varizes) é um evento trágico na vida do portador de hipertensão portal, especialmente com cirrose. A mortalidade logo no primeiro episódio é de 15-20%, chegando a 30% em pacientes com cirrose avançada (Child C). Por esse motivo, diversas estratégias foram desenvolvidas para prevenir, tratar e impedir que as varizes voltem a romper após o primeiro sangramento. Para conhecer melhor essas medidas, leia o artigo sobre varizes gastroesofágicas.
A ligadura elástica de varizes esofágicas (LEVE) cada vez tem um papel maior no tratamento e prevenção da hemorragia varicosa, por ser um procedimento relativamente simples e bem mais seguro que outras opções endoscópicas.
O PROCEDIMENTO
Descrito pela primeira vez em 1983 e adaptado da já consagrada ligadura elástica de hemorroidas, a ideia é bem simples e facilmente acessível: basta um aparelho de endoscopia padrão (disponível em praticamente qualquer cidade) equipado com um “kit”

Com o endoscópio devidamente “equipado”, o médico vai introduzir o aparelho até a variz, aspirar a veia para o interior da ponteira transparente, girar a roldana até o elástico escorregar para a base da variz aspirada e fazer o mesmo para a próxima variz (a técnica correta é fazer cada ligadura um pouco mais para cima que a anterior, formando uma espiral). Depois que a variz está ligada, o sangue fica parado, forma um coágulo e o elástico cai em poucos dias até 3 semanas, deixando uma úlcera superficial que se cicatriza e torna as varizes menores a cada sessão. Em média, são necessárias 3-4 sessões, com intervalo de 4 a 6 semanas entre elas (se demorar muito mais que isso, não só vai demorar mais para atingir o objetivo do procedimento, que é impedir o sangramento, como também terá que fazer mais sessões).

Quem deve realizar o procedimento ?
A LEVE é o procedimento endoscópico de escolha antes, durante e após o sangramento por varizes esofágicas. Em outras palavras:
- em pacientes que nunca sangraram, mas tem varizes de calibre médio ou grande e não toleram o uso de medicamento para reduzir a pressão portal (propranolol ou carvedilol)
- durante o sangramento varicoso, após medidas emergenciais (correção da pressão com fluidos e/ou transfusões, antibioticoterapia e medicamentos para reduzir a pressão portal)
- após um episódio de sangramento varicoso (confirmado ou suspeito) até eliminar as varizes





Quem não deve realizar o procedimento ?
- quem não tem condições de realizar endoscopia
- para tratar varizes no estômago
- pacientes com menos de 50.000 plaquetas ou RNI > 2 sem uma avaliação caso a caso – dependendo das condições ou da necessidade podem realizar o procedimento, mas também pode ser necessário transfundir plaquetas e melhorar a coagulação antes
O que fazer após o procedimento ?
A ligadura elástica é simples e segura. Uma pergunta que ouço frequentemente é se existe o risco de sangramento durante o procedimento. A resposta é simples: primeiro, se ocorrer um sangramento, geralmente ele ocorre quando está aspirando a variz, e nesse caso o endoscopista já está com tudo na mão e basta disparar o elástico para resolver o problema. Segundo, a ligadura é o procedimento endoscópicos mais seguro para prevenir a hemorragia. E terceiro, se o procedimento foi bem indicado, o risco de hemorragia é bem maior não fazendo nada do que fazendo a ligadura. Além disso, há alguns cuidados para reduzir os riscos:
- apenas alimentos líquidos nas primeiras 12 horas, e progredir para alimentos pastosos e sólidos aos poucos;
- alguns pacientes tem dor no peito e dificuldade para engolir após o procedimento – esses sintomas melhoram aos poucos e não deve-se utilizar anti-inflamatórios;
- o uso de inibidores da bomba de prótons (omeprazol, esomeprazol, pantoprazol e outros) pode reduzir o risco de sangramento das úlceras pós ligadura pela metade e do óbito por elas para um terço
O que acontece depois de terminar as ligaduras ?
A LEVE elimina as varizes, reduzindo o risco de hemorragia, mas não trata nem a hipertensão portal nem a sua causa (cirrose, esquistossomose ou outros). Assim, existe a tendência que as varizes retornem. Por esse motivo, recomenda-se repetir a endoscopia 1 a 3 meses após a última sessão de LEVE e depois a cada 6 a 12 meses. O que pode reduzir o risco das varizes voltarem, ou prolongar a necessidade de nova ligadura, é cuidar a causa do problema, seja tratar a hepatite, interromper completamente o consumo de álcool e emagrecer se a doença do fígado foi causada por obesidade.
BIBLIOGRAFIA
- Goff, JS. Endoscopic variceal ligation. UpToDate, acessado em 02/2023
- Mallet M, Rudler M, Thabut D. Variceal bleeding in cirrhotic patients. Gastroenterol Rep (Oxf). 2017 Aug;5(3):185-192. doi: 10.1093/gastro/gox024. Epub 2017 Jul 21. PMID: 28852523; PMCID: PMC5554384
- Lee, H.W., Youn, Y.H. (2019). Endoscopic Treatment of Esophageal Varices. In: Chun, H., Yang, SK., Choi, MG. (eds) Therapeutic Gastrointestinal Endoscopy. Springer, Singapore. https://doi.org/10.1007/978-981-13-1184-0_1
- de Franchis R, Bosch J, Garcia-Tsao G, Reiberger T, Ripoll C; Baveno VII Faculty. Baveno VII – Renewing consensus in portal hypertension. J Hepatol. 2022 Apr;76(4):959-974. doi: 10.1016/j.jhep.2021.12.022. Epub 2021 Dec 30. Erratum in: J Hepatol. 2022 Apr 14;: PMID: 35120736.
- Kang, Seong Hee MD; Yim, Hyung Joon MD, PhD; Kim, Seung Young MD, PhD; Suh, Sang Jun MD, PhD; Hyun, Jong Jin MD, PhD; Jung, Sung Woo MD, PhD; Jung, Young Kul MD, PhD; Koo, Ja Seol MD, PhD; Lee, Sang Woo MD, PhD. Proton Pump Inhibitor Therapy Is Associated With Reduction of Early Bleeding Risk After Prophylactic Endoscopic Variceal Band Ligation: A Retrospective Cohort Study. Medicine 95(8):p e2903, February 2016. | DOI: 10.1097/MD.0000000000002903
- Elseidy, S.A., Sayed, A., Awad, A.K. et al. PPI efficacy in the reduction of variceal bleeding incidence and mortality, a meta-analysis. Egypt J Intern Med 34, 68 (2022). https://doi.org/10.1186/s43162-022-00156-2
Artigo publicado em: 26/02/2023
Última atualização em: 26/02/23