News

Artigo atualizado: alcoolismo

alcoolismo

A dependência e o abuso do álcool não poupam gênero ou classe social. Enquanto o estereótipo é de homens alcoólatras, as mulheres também sofrem desse problema e precisam de uma quantidade menor para desenvolver doenças. Além disso, são os jovens que mais sofrem com bebedeiras esporádicas (o “binge”), que leva a violência, abusos sexuais e acidentes.

   O transtorno do uso de álcool é um problema comum em nosso meio. Estudo recente realizado por Guimarães e colaboradores mostrou que, no Estado de São Paulo, o consumo abusivo de álcool é de 52,9% entre homens e 26,8% entre as mulheres acima de 18 anos. Desses, 14,8% dos homens e 5,4% das mulheres mostram sinais de dependência (o que levou a uma estimativa de dependência do álcool em 10,4% dos homens e 2,6% das mulheres!). O álcool é responsável por mais de 200 doenças, 5,9% dos óbitos em todo o mundo e é o principal responsável por morte ou deficiência prematura entre os 15 e 49 anos.

   No artigo discutimos sobre quais são os transtornos do uso do álcool, como fazer o auto diagnóstico, quais são as possíveis consequências para a saúde, algumas considerações sobre a prevenção desse sério problema e as opções disponíveis atuais para o tratamento.

   Leia o artigo completo: Alcoolismo

Categorias:News

Marcado como:, , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s